segunda-feira, 8 de abril de 2013

Como contabilizar a compra de ativo imobilizado

O ativo imobilizado são todos os bens adquiridos pela empresa que serão necessários para o seu funcionamento. A princípio, para se considerar um bem como ativo imobilizado, seu valor deve ser no mínimo R$ 345,00 e sua vida útil deve ser maior que um ano (informações baseadas na legislação).

São vários os tipos de ativo imobilizado: veículos, terrenos, móveis, máquinas, ferramentas, computadores, etc..

Para se contabilizar a compra de um ativo imobilizado, esta movimentação deve estar previamente documentada, ou seja, o bem deve ser sempre acompanhado de nota fiscal. Sem a documentação prévia, o bem estará contabilmente impossibilitado de ser escriturado regularmente.

Para exemplificar a aquisição de um ativo, vamos considerar a compra de máquinas para a Empresa X no total de R$ 5.000,00.
D - Máquinas e Equipamentos - 5.000,00
C - Fornecedores - 5.000,00
Histórico - Aquisição de máquinas e equipamentos em 31/12/X1.

Utilizamos a conta fornecedores considerando que a compra foi à prazo. Em outras condições, no caso de compras à vista, poderíamos ter utilizado a conta Caixa ou Banco.

Desta mesma forma, caso fosse a aquisição de um veículo, poderíamos trocar também a conta Máquinas e Equipamentos pela conta Veículos, sendo que o mesmo seria feito para as outras contas e outros tipos de ativo imobilizado.

Outra situação bastante comum também, é a integralização de capital com a utilização de bens dos sócios para compor a empresa.

Um exemplo bem clássico, é a integralização ser feita com um veículo do sócio, sendo que este veículo passaria a ser da empresa e a compor o ativo imobilizado da mesma. Nesta situação poderíamos trocar a conta Fornecedores pela conta Capital Social.

Mas o importante é que a aquisição de ativo imobilizado é muito tranquila de se fazer, além de ser uma das movimentações mais comuns em todas as empresas espalhadas pelo mundo.

Um comentário:

Comente aqui