sábado, 22 de dezembro de 2012

Como calcular o Pis Cumulativo

O Pis (Programa de Integração Social) é um imposto federal presente em todas as empresas, que tem como objetivo financiar o seguro-desemprego, abono e participação na receita para os servidores públicos.

Pode incidir sobre dois tipos de regime: o cumulativo e o não-cumulativo. Explicaremos aqui como se calcula o Pis sobre o regime de incidência cumulativo, geralmente aplicado sobre as empresas tributadas pelo lucro presumido.

Para o cálculo, precisa-se estipular primeiro a sua base de cálculo. No regime cumulativo, a base de cálculo para o Pis é correspondente à receita bruta apurada da empresa no mês. Para apuração da base de cálculo deve-se encontrar o faturamento bruto e deduzir os valores de IPI e ICMS ST das vendas, descontos e vendas canceladas.

Suponhamos que a empresa X realizou R$ 100.000,00 em vendas no mês. Estas vendas tiveram 5% de IPI e durante o mesmo mês aconteceram R$ 20.000,00 em devoluções de venda. Deste modo temos o seguinte:

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Como cancelar uma nota fiscal eletrônica

A nota fiscal eletrônica é uma ferramenta muito prática atualmente utilizada no Brasil favorecendo empresários e principalmente a fiscalização, afim de reduzir sonegações e adulterações fiscais por parte dos contribuintes.

Contudo, a forma prática de se emitir uma nota fiscal eletrônica, obriga também os contribuintes a abandonarem as praticidades e facilidades em interpretar a legislação da maneira que bem entendem.

Uma das ferramentas que eram utilizadas de várias formas e diversas vezes indevidamente é o cancelamento de notas fiscais. Quando as notas fiscais eram manuais ou ainda preenchidas por computador, o cancelamento da nota fiscal era tido como saída para vários contribuintes, afim de reduzir receitas, sobrepor erros e, no fim das contas, reduzir impostos.